Com prisões e recuperação de animais, o trabalho integrado das forças de segurança brasileira e uruguaia têm conseguido dar uma resposta aos produtores da linha divisória. Nesta segunda-feira, o produtor rural Daniel Zago, representante do grupo de pecuaristas da região da Coxilha Negra, localidade histórica em casos de furto de gado, esteve realizando uma vista à Polícia de Rivera, Brigada Militar e à Polícia Civil, para reconhecer os esforços que têm sido empregados para o combate e repressão a este tipo de crime.
O Chefe de Policia de Rivera, Wilfredo Rodriguez, agradeceu o apoio recebido dos produtores e o reconhecimento do trabalho realizado na linha e em toda a faixa de fronteira. Segundo ele, vários avanços foram conquistados como, por exemplo, mais investimentos em veículos, equipamentos e tecnologia para a atuação em campo da Brigada de Segurança Rural, inclusive com a criação de novas seccionais no território uruguaio. Sobre as recentes ações, como recuperação de animais e prisão de suspeitos, o chefe de polícia atribuiu ao trabalho integrado e à equipe de policiais que atuam no campo. Neste sentido, segundo ele, a colaboração dos produtores é fundamental assim como a integração com a Brigada Militar e a Polícia Civil na troca rápida de informações.
Durante visita ao quartel do 2º RPMon, também foi reconhecido pelos produtores a atuação da Patrulha Rural da BM responsável pelo policiamento ostensivo na faixa de fronteira do lado brasileiro que compreende aproximadamente 240 km de área. O Tenente-Coronel Anibal Menezes da Silveira acompanhando, por parte dos policiais que compõem o pelotão rural, agradeceu o reconhecimento e destacou que também houve um acréscimo de mais policiais na patrulha. “É importante esse reconhecimento do trabalho, porque nós somos cobrados para dar uma resposta para a sociedade e isso faz parte da nossa profissão. Sabemos que a demanda é grande, por isso nós estamos destacando novos policiais para a patrulha para auxiliar o trabalho do Sargento Madeira. E temos, é claro, esse trabalho integrado com as outras forças. Estamos muito esperançosos agora com a chegada da DRACO que é um reforço muito importante em todo esse processo investigativo. E nós, enquanto patrulhamento rural, seguiremos fazendo o policiamento ostensivo”, destaca.
Prestes a completar um mês de sua posse, no próximo dia 19 de dezembro, o delegado Adriano Linhares titular da DRACO Livramento, disse que o somar de todos os esforços é muito importante e a colaboração dos produtores é fundamental. Já totalmente integrado à região e com linha direta com as demais instituições de segurança do Brasil e Uruguai, o delegado desta que os primeiros resultados são estão aparecendo, mas que é necessário ir a fundo no processo investigativo para assim desarticular de vez essas organizações criminosas que atuam na região. ”É um crime bastante difícil de ser investigado. Mas nós temos uma equipe muito qualificada e que está motivada. E essa resposta positiva dos produtores é muito importante. Seguiremos trabalhando e os resultados surgirão” disse.
Ao final da visita aos três policiais, o representante dos pecuaristas, agradeceu o apoio recebido e disse que o ato foi uma maneira de reconhecer todos os esforços. “Desde agosto nós não registramos nenhum caso de furto de animais ali na Coxilha. Então, nada mais justo de que vir aqui reconhecer os esforços de cada uma das polícias. Tivemos um episódio grande, onde conseguimos nos mobilizar rápido com outros produtores e em poucos minutos o BEPRA, Polícia Civil e Brigada Militar estavam lá e o roubo foi impedido. Recentemente aconteceram prisões e a recuperação de animais furtados. Por isso viemos aqui agradecer e fazer reconhecimento pessoalmente”, disse o produtor.